[GTER] Uso de Vyatta no Brasil (principalmente no segmento governo)

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu May 28 17:40:03 -03 2009

Jean Rousseau Franco wrote:
> Henrique,
> Utilizo o vyatta extensivamente como roteador de borda, na maioria em
> provedores de acesso e tenho 01 caso de uso governamental em uma
> prefeitura de grande porte.

Poderia nos informar qual prefeitura (se preciso, fora da lista)?  Pode
ser o suficiente para tranquilizar o pessoal aqui...

> O que eu ofereço é somente o serviço de consultoria, portanto fica a
> critério do cliente adquirir a licença ou não. Neste caso portanto
> somente tenho 01 cliente que adquiriu o suporte pago, tratando-se de
> um provedor.

Uma das coisas que levantei depois de enviar a email é que seria difícil
para nós adquirir o Vyatta se ele não tiver um representante comercial
no Brasil.  Se alguém souber de algum, me avisem por favor.

> Quanto ao sistema em si, é excelente, tratando-se de uma distribuição
> Debian. Mas tenho de avisar que ainda não está completo e muito do que
> necessito é feito à mão. Portanto para te dar uma resposta simples e
> direta:
> - Se quiser facilidade e experiência, vá de 7200.
> - Se quiser se aventurar num novo mundo oferecendo muito mais que os
> simples serviços de roteador, ter mais visibilidade de sua rede, mais
> processador, baratear custos, etc... vá de vyatta.

Meu problema é baratear custo, mas não posso sacrificar a confiabilidade
de forma alguma.  O Debian não é problema, é solução :)  Sou um
@debian.org...

Mas não sei, comparado a um IOS em um 7200, se vou ter mais ou menos
problemas na hora de alguém começar a mandar pacotes estranhos pra ele,
ou quando o BGP resolver fazer uma das suas, etc.

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.