[GTER] RES: RES: Problema Dns Telefonica

Renato de Oliveira Diogo renato.diogo at gmail.com
Thu May 28 16:51:42 -03 2009


Filipe

isto vai depender de situação para situação. Uma empresa pequena com
apenas 10 máquinas vamos dizer assim, usa a internet somente para
navegar, então não há muita necessidade de ter servidores próprios.
A questão usar ou não os DNS da Telefônica é por problemas técnicos
que a mesma vem passando recentemente.

Agora em um ambiente onde você tem um link de 20M como é o caso do
nosso amigo, provavelmente tem servidores internos e muitos clientes,
um servidor sob sua administração é mais vantajoso.
1. o servidor é local, tendo uma resposta mais rápida em uma consulta
(quando se está em cache);
2. existe a possibilidade de um backbone internacional cair
prejudicando o acesso dos clientes aos servidores da openDNS;
3. você manipula o cache de acordo com sua necessidades;
4. você consegue monitorar o serviço, ter estatísticas de acerto e
erro para o seu ambiente...
5. um dia os administradores do openDNS, por exemplo, pode ter os
mesmos problemas que a Telefonica está apresentando e você ficaria
dependendo da disponibilidade dos mesmos para corrigir o problema.
Internamente é você quem vai responder essa responsabilidade.

Mas quem define isso é você, pois terá a melhor visão da sua rede.

Atenciosamente
________________________________________________
Renato de Oliveira Diogo

Bacharel em Ciência da Computação
UNESP - Bauru

LPIC1 - Linux Professional Institute Certification - Nível 1

renato.diogo at gmail.com
renato.diogo at yahoo.com.br



2009/5/28 filipe mendes <filipe.m at hostdime.com.br>:
> Pessoal, desculpem o tom completamente leigo da pergunta, mas por qual
> motivo seria mais vantajoso ter um servidor de DNS próprio a usar um opendns
> da vida? Ou, por exemplo, como dns1 o opendns e dns2 um outro opendns da
> vida, para garantir mais "redundancia"?
>
> 2009/5/28 MARLON BORBA <MBORBA at trf3.jus.br>
>
>> Em outras palavras, o "jovem e ávido executivo" é desprovido de ética e de
>> valores e age apenas motivado pelo dinheiro. E a Telefônica contrata essa
>> gente.
>>
>> Entendi bem a sua explicação?
>>
>>
>>
>> Abraços,
>>
>> Marlon Borba, CISSP, APC DataCenter Associate
>> Técnico Judiciário - Segurança da Informação
>> IPv6 Evangelist - MoReq-Jus Evangelist
>> TRF 3a Região
>> (11) 3012-1581
>> --
>> Practically no IT system is risk free.
>> (NIST Special Publication 800-30)
>> --
>> >>> "Toledo, Luis Carlos" <lscrlstld at gmail.com> 28/05/09 10:57 >>>
>> [...]
>> A vontade natural, principalmente para o jovem e ávido executivo que está
>> doidinho de vontade de apresentar resultados, é de atender a demanda de
>> novas vendas e não as já feitas que apresentam problemas operacionais.
>>
>> Em nenhuma empresa, muito menos na Telefonica, um executivo vai ter sucesso
>> apresentando resultados de suporte ou de operação. O mérito vai sempre pelo
>> crescimento da base, não importando se a empresa inteira vá para o limbo.
>> Se
>> as contas apertarem demite o corpo operacional...
>> [...]
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>



More information about the gter mailing list