[GTER] cache P2P na rede GVT ???

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Mon May 25 20:49:32 -03 2009

A estratégia tradicional de cache P2P é facilitar a troca de dados
entre usuários de uma mesma rede, evitando que sobrecarreguem os links
externos da operadora. Este cache por outro lado está fazendo seed,
possui o arquivo completo, válido e está transferindo a velocidades
surreais.

Não é o mesmo que "ele já vai baixar", se o usuário encontrar muitas
dificuldades, como conexão lenta, fila cheia e arquivos inválidos ele
frequentemente desiste do download. E é o que costuma acontecer pois a
relação upload X download dos usuários domésticos é naturalmente
deficitária devido à assimetria da conexão.

Mas se tudo é muito fácil e ele baixa arquivos gigantes em poucas
horas, facilita-se a execução do crime. É o mesmo que dizer que "se
fulano pretende matar, demos lhe logo uma metralhadora".

Se determinado torrent não possui uma quantidade suficiente de peers
próximos para oferecer uma velocidade condizente, isso é um problema
do torrent, a operadora não tem nada que coadunar com a atividade
criminosa.