[GTER] cache P2P na rede GVT ???

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Sun May 24 23:45:07 -03 2009

Sobre ser usuário normal não é pois o bloco como um todo é estático,
só estes IPs estão como dinâmicos, são poucos IPs, servindo diversos
arquivos e o upload do plano de 10mbps é limitado em 1mbps, nestes
fórums existem muitos usuários reportando o fato para diversos
torrents, a velocidades de 1000KBs (próximo de 10mbps), inclusive um
que teria feito download de 750GB em um mês.

Também não deve ser um administrador qualquer pois um usuário informou
que estavam manipulando a resposta do tracker do thepiratebay para
incluir o peer privado na resposta:
http://raisama.net/diary/archive/2009/05/03/gvt-bloqueando-the-pirate-bay

O cache não deixa usuário de outra rede conectar. Tentei acessar da
mesma forma junto com um usuário da GVT  mas o cache recusou minha
conexão e aceitou a dele. (É só iniciar o torrent e incluir
manualmente o peer, ambos já mencionados)

Existem relatos desde abril e com milhares de usuários acessando no
limite da conexão (muitos 10mbps) não há como o impacto não ser notado
no backbone.

Sobre a tecnologia  já foi relatado por usuários que eles tem um
sistema de TS, que em determinadas horas precisas (medida em gráfico)
é desativado. Esta manipulação das respostas do tracker também não é
coisa para qualquer um, embora no teste que fiz o cliente descobriu
por PEX e não pelo tracker. Portanto eles devem ter algum sistema por
trás.

Quanto ao cliente bittorrent usado pelo cache um comportamento
estranho é que em alguns downloads ele indica 99.9% e mesmo assim
rejeita upload. O que poderia ser feito restringindo a escrita mas
mesmo assim uma intervenção manual tão exata é suspeita.

Outro aspecto diferente que é segundo um usuário de fórum que rodou
nmap o cliente BitComet está com a interface web aberta na sugestiva
porta 10000 (quem sabe uma referência aos planos de 10mbps recém
comercializados).
http://www.portaladsl.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=10799&start=36
Não repeti para ver se é verdade nem usei a senha default :-) mas se
fosse totalmente automatizado não precisaria de usar a interface Web
padrão.

Sobre a escolha de quais torrents fazer cache, ele não parece
funcionar como um cache tradicional, onde o primeiro recebe devagar e
o segundo que recebe rápido. Pois o usuário que fez teste para mim
reportou que tinha feito um download pesado junto com um outro usuário
também G e quando o último completou 100%, este saiu e não apareceu
outro usuário brasileiro. O tracker não era o TPB.

Pedi que fizesse um download do CentOS, popular o suficiente para ter
1400 usuários ativos no momento, mas este cache não apareceu. O
tracker também não era o TPB.

Para fazer um teste mais complexo só criando um programa para isso.
Como informação adicional, em um fórum um usuário reportou que
determinado torrent estava no cache 18 horas depois de criado.

Sobre a legalidade não sou advogado e isso não é conselho legal,
estamos discutindo este assunto de maneira informal, não tome qualquer
decisão baseada nesta discussão sem antes consultar um advogado.

Se eles estão escolhendo na mão, pelo top do Pirate Bay e outros sites
piratas, quais arquivos cachear isso é jaula direto, pois não há como
alegar que não sabiam o que estavam fazendo cache.

Se estavam fazendo cache apenas do tracker Pirate Bay, que tem o
sugestivo nome PIRATE, também é improvável acreditar que não sabiam o
que estavam fazendo.

Se estão fazendo cache de tudo, ainda vão ter que dar explicações para
se isentar das acusações que a intenção não era facilitar um crime e
ao mesmo tempo demonstrar que coibiram os abusos identificados (o que
não parece ter sido a intenção de quem tentou se ocultar de usuário
dinâmico).