[GTER] AS criado p/ enviar SPAMs?

Herbert Faleiros herbert at scw.net.br
Wed May 6 09:11:36 -03 2009

Olá,

tenho recedibo sistematicamente todos os dias uma chuva de e-mails não
solicitados provenientes de IPs aleatórios do CIDR 187.16.192/19 (AS28257).

Já reportei diversas vezes o abuse-c responsável, mas o nic-hdl-br não dá nem
bola (BRMCO).

Notei que sempre são hosts que não se repetem (aleatórios), com um /19 isso
funciona muito bem, não é verdade? Os hosts sempre possuem registros PTR
configurados corretamente, SPF em ordem e ainda usam os servidores do Google
como MX, enfim, parece que sabem o que fazem.

"Garimpando" alguns domínios nesse bloco notei também que são praticamente
todos sites "promocionais" vendendo as besteiras enviadas pelos SPAMs.

Notei também que esse AS sempre esteve em listas de "ASN TOP SPAMmers".

A conclusão que cheguei foi a seguiente: AS criado p/ enviar SPAM! (ou na
melhor das hipóteses é uma rede absurda e porcamente administrada, ou seja,
numa definição simples: uma "casa da mãe Joana", isso na melhor das hipóteses)

O que fazer a respeito? O máximo que posso fazer por aqui é bloquear esse /19
inteiro aqui na minha rede, mas não gosto de tomar esse tipo de atitude (acho
extrema e deveria ser desnecessária).

Quem é responsável por investigar (e punir) isso tipo de coisa? CERT, Nic.br,
Ministério Público? Como "punir" esse tipo de coisa ("retomar" o CIDR + ASN)?

--
Herbert