[GTER] RES: Quagga

Luiz Otavio O Souza luiz at visualconnect.com.br
Tue Mar 31 15:59:46 -03 2009

> [...]
> SMP.
>
> Além disso tem um escalonador (ULE) que torna o uso disso tudo, bem mais
> eficiente, gerando resultados que a gente conhece por ai nos benchs
> divulgados e que a gente sente quando vira de scheduler em um ambiente com
> alta demanda de CPU e interatividade (mixto de IO bound VS CPU bound).
>
> Com base nisso, e olhando o suporte limitadissimo a SMP do OpenBSD,
> olhando o praticamente nulo suporte a MT do mesmo, como pode a pilha IP,
> tabela de roteamento, firewall, etc, ser se quer, similar, ao do FreeBSD?

Patrick, simplesmente não se compara laranja com maças :)

O que eu disse é que dado um hardware bem dimensionado (boa qualidade, boa
cpu/processador, placas de rede pci-x - pelo menos, etc) é dificil mesmo
para um S.O. limitado como o OpenBSD (nas questões de SMP e MT) não fazer
1Gb de roteamento. O hardware moderno tem recursos e velocidade de sobra pra
isso.

Eu, infelizmente, já tive problemas com o pf no FreeBSD (pode ser problema
antigo, mas ficou a má impressão) e apenas citei que quem precisa de um
sistema que funcione por padrão, sem patchs, ports ou nada mais (e ainda
muito pequeno como citou o Renato), pode contar com o OpenBSD que não deixa
duvidas, não deixa ninguem na mão.

> Concordo, pf, carp, não é mantido em sync, leva tempo portar tudo. Mas se
> o FreeBSD tivesse uma arquitetura simples como do Open seria mais facil e
> rapido portar. Como é diferente, leva tempo, esforço e recurso humano. O
> proprio IPFW levou bons releases pra ficar giant-free.

Exato Patrick, portar o pf do ambiente praticamente sob o giant (um unico
lock para todo o kernel) para um ambiente onde cada estrutura de dados tem
seu proprio lock é um trabalho insano, quem diga testar tudo isso depois.

Quanto ao FreeBSD não tem o que se falar, atualmente estão otimizando o
stack de rede para as placas 10Gb, funcionalidades, velocidade e
estabilidade de sobra. (mas firewall só vou de ipfw ! pf - se necessário -
só no Open mesmo)

[]'s
Luiz