[GTER] SMOKEPING

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Mar 31 00:12:09 -03 2009

>   a sua dica me valeu MUITO .... usando o owamp acabei descobrindo que o
> problema de latência elevada que estou tendo, com uma máquina minha no
> Canadá, até relatei na lista recentemente, aparentemente não é problema na
> Brasil Telecom como eu inicialmente achava. Parece que o problema está no
> sentido Canadá->Brasil .... e portanto eu posso reclamar com meu provedor lá
> :)

Eu não isentaria a Brasil Telecom ainda. O sentido América do Norte ->
Brasil é o mais saturado de qualquer operadora brasileira, e
justamente por isso é onde são empregados tanto estratégias
diferenciadas de tráfego (anunciar um bloco por aqui, outro por ali
etc.), quanto são usados provedores de custo menor (e qualidade idem).
 O tráfego de uplink é menor e em geral priorizado pelos canais de
custo maior que estão ociosos pois o downlink é o determinante da
capacidade contratada e/ou do burstable pago.

>   Canadá->Brasil = média 457ms
>   Brasil->Canadá = média 114ms
>
>   uma diferença BEM considerável !!!

A latência de comunicação introduzida por um satélite geostacionário é
um número muito próximo mas maior que 410 ms(a menor da sua
medição)... a não ser que o sincronismo entre as máquinas esteja
alguns ms fora e seja mesmo satélite, esse talvez seja o caminho de
fibra mais exótico possível entre Canadá e Brasil (ex: passar por
Angola).

Rubens