[GTER] Caching e controle P2P

Fabrício Cabral fabriciofx at gmail.com
Sun Mar 29 20:58:10 -03 2009

2009/3/27 Leonardo Rodrigues <leolistas at solutti.com.br>:
>   cache de P2P ???? hmmmm primeira coisa que pensei foi nos detalhes
> jurídicos que podem envolver isso ....
>
>   hoje, como o provedor é somente o 'meio' de passagem, ele pode alegar que
> não hospeda absolutamente nada e, portanto, não pode ser criminalizado pelo
> conteúdo P2P (quase sempre conteúdo que infringe direitos autorais, vocês
> sabem) que os usuários estão baixando. Agora se o provedor faz cache disso,
> ele terá conteúdo ilegal armazenado em seus equipamentos e, além disso,
> permitirá que seus usuários baixem tal conteúdo ilegal, talvez
> [...]

Olha, sim, eu também me preocupei com isso. Na época (há uns 3 anos atrás) eu
mandei um e-mail para o pessoal da CacheLogic (http://www.cachelogic.com) sobre
esta questão. O que eles me passaram na época é que a DMCA 512 (conhecida hoje
como OCILLA - http://en.wikipedia.org/wiki/Online_Copyright_Infringement_Liability_Limitation_Act)
dava margem a fazer o caching de P2P, pois o conteúdo armazenado no
cache, proveniente
de downloads anteriores, não era localizado na rede P2P. Assim, o
usuário, após localizar
o conteúdo e efetuar o pedido de download "da parte X" do arquivo, o
sistema de caching
P2P iria verificar se aquela parte já existia em seu cache. Se sim,
efetuaria o repasse da
parte do arquivo, economizando a banda Internet.
Mas veja que em nenhum momento a solução de caching ajudou o usuário a localizar
o arquivo ou disponibilizou outras partes. O argumento é "já que o
usuário vai baixar
aquele pedaço mesmo do arquivo, porque eu não posso economizar a banda da
minha conexão Internet repassando o arquivo?".

Na opinião de alguns, eles podem até está trabalhando no limite da legalidade,
mas com certeza não é ilegal... :)

[]'s

--fx

--