[GTER] RES: RES: squid também para shaping ?

Rodrigo de Oliveira Gomes akada at uol.com.br
Thu Mar 26 16:00:43 -03 2009


Cristiano,

    Boa tarde!

    Você pode enviar um demonstrativo de como vc está usando o delay 
pool do squid para reduzir/controlar o tráfego para os seguintes sites:

	rapidshare/4shared/2shared/

	Obrigado,

Att

Rodrigo


Cristiano Maynart Pereira escreveu:
> -----Mensagem original-----
> De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em nome de Leonardo Rodrigues
> Enviada em: quinta-feira, 26 de março de 2009 09:13
> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> Assunto: Re: [GTER] RES: squid também para shaping ?
>
> Cristiano Maynart Pereira escreveu:
>   
>> Ola Hilton.
>>
>> Como um colega da lista comentou o Squid tem o Delay Pools. Utilizei este recurso uma vez e tive problemas no download de arquivos grandes (maiores de 50Mb), o download era concluido mas copiava apenas parte do arquivo. Pesquisei sobre isso na epoca e encontrei outros com o mesmo problema. Como já estava desabilitando este servico, não pesquisei a fundo e também pode ter melhorado em versoes mais recentes do Squid. 
>>
>> O detalhe é que voce fará apenas controle de acessos Web. Outros procolos como SMTP (e-mail) por exemplo não. Como voce já tem uma solução que você diz funcionar bem e tambem sabe que a finalidade principal do Squid é cache, na minha opniao eu não investiria nisto.
>>
>>   
>>     
>
>     utilizo squid com delay pools em um MONTE de lugares e nunca encontrei nenhum problema com o mesmo. O único problema é geralmente esquecer de liberar o destino da rede interna do cliente pra não passar pelo delay pool, então assim acabo limitando a própria intranet dele ... 
> o que é simples de corrigir.
>
>     Acho grande vantagem usar o squid com delay pools sim pois, além de controlar a banda completa do cliente por outros métodos, ele te permite controlar algumas coisas mais específicas ..... por exemplo, evitar que rapidshare/4shared/2shared/etcetc ocupe mais de XX% da sua banda, evitar que Windows Update exploda seu link no dia que a M$ solta patches (20Mb de patches multiplicado por NN clientes faz um estraaaaaaago) .... e por ai vai.
>
>     Talvez não seja o caso de controlar a banda 'total' do cliente pelo squid, pois como já foi dito, ele só trata HTTP. Esse controle deve ser feito em outro lugar.
>
>     Mas ainda assim, os delay pools do squid são uma ótima ferramenta para controlar grandes consumidores de banda.
>
>   
   




More information about the gter mailing list