[GTER] RES: squid também para shaping ?

Luiz Otavio O Souza luiz at visualconnect.com.br
Thu Mar 26 09:26:18 -03 2009

> Ola Hilton.
>
> Como um colega da lista comentou o Squid tem o Delay Pools. Utilizei este
> recurso uma vez e tive problemas no download de arquivos grandes (maiores
> de 50Mb), o download era concluido mas copiava apenas parte do arquivo.
> Pesquisei sobre isso na epoca e encontrei outros com o mesmo problema.
> Como já estava desabilitando este servico, não pesquisei a fundo e também
> pode ter melhorado em versoes mais recentes do Squid.
>
> O detalhe é que voce fará apenas controle de acessos Web. Outros procolos
> [...]

Cristiano e Hilton,

Essa é a maneira de limitar o squid toda vez que ele sai pra web buscando um
conteúdo que não esta em cache, evitando que o squid consuma todo o seu
link.

A dificuldade que vejo é manter os delay pools sincronizados (e atualizados)
com as configurações de banda dos usuários.

Não tive problema com o delay pool por aqui (ou não foi percebido),
realmente não sei dizer.

Algumas pessoas usam os delay pools + ZPH para que o conteúdo do cache seja
acessado de maneira rápida (praticamente sem limite - o que acaba criando
outros gargalos) e o que não esteja no cache respeite a banda do usuário.

Os delay pool são flexíveis, você pode criar uma classe e dizer que todos
aqueles IPs indicados tem a mesma banda, isso evita que você precise
configurar um delay pool para cada usuário.

E por ultimo, experimente o lusca (ex-cacheboy), este deixa o squid no
chinelo em termos de desempenho e tem muitas correções (muitas mesmo) quando
comparado ao squid. No lusca você certamente terá seu bug corrigido (caso
você encontre algum).

Att.,
Luiz