[GTER] Redundancia de Roteadores de Acesso.

Shine eshine at gmail.com
Thu Mar 26 00:18:17 -03 2009

Essa é uma questão interessante.

Existem algumas alternativas. como vc mesmo apontou, uma delas é atribuir um
gateway estático e prover redundância por meio de compartilhamento de um IP
virtual por diversos dispositivos.

Tvz uma saída mais heterodoxa seja usar um protocolo de roteamento dinâmico
simples (por exemplo um RIP) e injetar rotas (default, ou específica,
depende do que vc provê de serviço de dados pro cliente). Estou supondo que
o meio físico já tenha redundância, dessa forma vc pode conter a porção do
acesso em uma instância q vc desejar (por exemplo uma vrf) e redistribuir na
tabela de rotas (interna da vrf ou exportar para a global - aí depende tbm
dos recursos q vc tem na rede).

sd,

Edgar