[GTER] PTT's e RNP

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Sun Mar 22 09:33:06 -03 2009

Caros,

> [cut]
> [1]

> Complementando:
>
> eu sei que é uma rede p/ uso exclusivo (acadêmico/governo), mas a
> infra-estrutura está aí e em alguns locais absurdamente ociosa.

Infelizmente a realidade é um pouco mais complexa. Os links
"absuradamentes" ociosos são aqueles do anel multigigabit,
principalmente os do anel central que estão a 10Gb. Mas a realidade
nas pontas é bem diferente, Manaus por exemplo...

Na forma "tradicional" de funcionamento da RNP, os links de backbone
são bancados pela RNP enquanto que a conexão da instituição usuária
até o PoP (que ficam nas capitais) é bancada pela própria instituição.
O destaque no "tradicional" se deve ao fato de iniciativas como a rede
COMEP (localizadas nas capitais), que cria infra de fibra para as
instituições usuárias, e para o fato de alguns links de algumas
instituições no interior serem bancados pela RNP.

Embora a interiorização seja uma preocupação constante, ela ainda não
foi resolvida. E os links de instituições que estão no interior ainda
tem que ser comprados, como qualquer outro, para interligar
instituições usuárias ao PoP que fica na capital do estado. E não se
iluda, porque nesses casos não existem links giga, muito menos
ociosos.

> No documento citado o peering é entre e RNP e um backbone externo qualquer
> (meio passo p/ a situação que propus inicialmente).

De fato a RNP prevẽ a possibiliade de troca de trafego com outros
backbones. Alias... prevê a troca de tráfego com praticamente qualquer
instituição, mesmo que esta não seja um AS. MAS, continua valendo a
regra de é responsabilidade desta instituição se conectar ao PoP.

TALVEZ uma solução para o seu problema seja dividir os custos do link
do local onde vc se encontra até o PoP com uma instituição usuária da
RNP. No entanto, se a instituição for federal ou até mesmo estadual, a
parceria pode ser algo bastante complicado (ou até mesmo impossível).

Não sei como funciona em SP, mas aqui no PR existe uma operadora
formatando um "produto" que é a interconexão ao PTT, obviamente
praticando preços justos ao serviço.

> A resposta até pode ser uma negativa, mas acho que eu (e os demais)
> merecem algo mais que um mero NÂO.

Merecem... liguem para a RNP e perguntem :-). Por favor, considere a
minha resposta como não oficial.

--
Christian Lyra
PoP-PR/RNP