[GTER] PTT's e RNP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Mar 21 23:20:31 -03 2009

Há alguns aspectos sobre a ociosidade ou não de redes que valem para
redes públicas ou privadas:
- Redes estatísticas não são como redes determinísticas, não podem
trabalhar confortavelmente a 100% de uso; e na verdade, elas estão
operando a 1000%, 5000% ou mais se considerada a soma dos circuitos a
ela ligados, devido à sobreassinatura. 100% de carga sustentada (não
de pico) numa rede estatística degradará e muito as aplicações.
- As médias de tráfego sobre 5 minutos são bem diferentes de visões
que incluam tráfego a cada 30s ou drops de pacotes, e são essas que
dirão a real carga de uma rede.
- Muitas vezes um equipamento ou circuito não tem granularidade. Por
exemplo, não há interface de 4G para comprar... só de 2.5G ou 10G. E
possivelmente a de 10G saia mais em conta que duas de 2.5G... o
resultado é uma baixa ocupação relativa, mas oriunda do mais sensato
racíocinio econômico.

E algumas questões específicas sobre a RNP:
- A missão da RNP de pesquisa sobre redes avançadas está ligada à
possibilidade de aplicações de altíssimo tráfego, hoje ainda em
desenvolvimento. São essas aplicações que vão dar uso para essa banda,
mas em P&D é preciso primeiro construir a infra, depois é que surgem
as aplicações. (o mesmo pode ser argumentado a respeito do mercado de
serviços online e de telecom, mas é mais controverso, em pesquisa isso
é bem claro)
- As compras regidas por Lei 8666 (estou aqui supondo que a AsRNP
precise segui-las) são demoradas e complicadas, impedindo crescimento
"just-in-time"; é preciso projetar sobra de capacidade para lidar com
isso.

Rubens