[GTER] PTT-METRO

Eduardo Ascenço Reis eduardo at intron.com.br
Fri Mar 20 20:08:35 -03 2009

Caros Alexandre e demais,

2009/3/20 Alexandre J. Correa - Onda Internet <alexandre at onda.psi.br>:

> Supondo que tenho conectividade com o PTT-METRO (nao tenho outro link,
> somente ptt).

Mesmo que o seu acesso seja redundante a um ponto de conectividade
(PIX) do PTTmetro, é interessante que você tenha uma outra opção de
trânsito IP.

> Como seria para os acessos a AS´s que nao estao no PTT ? preciso fazer
> acordo com alguma operadora do ptt para poder sair por ela ? como funciona ?

Os acordos de troca de tráfego (multilateral ou bilateral) no PTTmetro
tem alcance apenas dos AS participantes e dos AS clientes de trânsito
destes, ou seja apenas uma parte dos AS que compõem a Internet.

Para ter acesso aos demais AS da Internet é necessário comprar
trânsito, por um link separado ou pelo PTTmetro, que nesse caso aloca
uma VLAN dedicada entre o cliente e o fornecedor de trânsito.

Na tabela de participantes de cada localidade do PTTmetro há
informações dos AS que vendem trânsito IPv4 e IPv6. A vantagem de
adquirir trânsito pelo PTTmetro é obter um custo menor por Mbps, já
que há redução do valor cobrado pela operadora no acesso (porta).

Abraços,

--

Eduardo Ascenço Reis