[GTER] Dúvida sobre PTTs, "multi-homing" e roteamento.

JB (Pegasus) jb at redepegasus.com.br
Fri Mar 20 12:46:33 -03 2009

Acho que você não entendeu minha pergunta, !3runo. Portanto, vou ser
afirmativo.

O Marlon pode estudar a hipótese de ter mais de um ASN para escapulir da
restrição de um mesmo AS sobre dois PIXes. Justificativa para demanda de
IPs, existe. Nada deve impedir que eu tenha dois ASes com /20, cada um, por
exemplo.

Na realidade, a idéia do Marlon é tão interessante, que vale um esforço na
direção de sua implementação. Claro, com um projeto cuidadoso, pois como já
foi dito, os componentes envolvidos são muitos e há uma bela complexidade.
Pode até ser uma novidade, o que implica em inovar e liquidar com eventuais
restrições. Se a governança da Internet brasileira está preparada para as
inovações, eu não sei. Caso negativo terão de se preparar, pois devem saber
que a Internet é pródiga.

Já PTTs interligados, eu acho que já existem. Por exemplo, ALOG (Rio-SP).
São iniciativas isoladas feitas para serem usadas como negócios. E os PTTs
regionais, por consequência, podem ser interligados, também (como é o caso
recente de Londrina), principalmente em projetos da envergadura e objetivos,
como o modelo vislumbrado pelo Marlon.

Em resumo, Marlon, a aparência é de um belo exercício, principalmente se ele
for exposto para a comunidade.

[]s, Julião

Ola

Essa pergunta pode ser melhor respondida pelo Fred que por mim...

[]s, !3runo Cabral