[GTER] problemas de backbone internacional

Ricardo Tavares curupas at gmail.com
Wed Mar 18 22:37:24 -03 2009


Olá Leonardo,

Você precisa abrir um chamado especificamente para reclamar do desempenho. O
teu consultor deve ter o procedimento específico.

BTW, você pode repetir os teus testes mas com traceroute a partir do teu
site no Canadá? Parece existir uma alta latência interna no AS 6453 e ele é
utilizado ao longo do caminho Canadá --> Brasil embora não seja o único
ponto de trânsito por lá. Para confirmar qual é o impactante da latência
esse trace é necessário. E é bom realizar o trace duas vezes: no momento
"OK" e no momento "NOK".

Para a queda de desempenho de tráfego é sempre importante analisar um
traceroute do provedor de conteúdo para o requisitante do conteúdo. Em raras
oportunidades o gargalo (se for um gargalo) é no sentido inverso, embora eu
conheça alguns cenários onde isso acontece.

Abraços,
Ricardo.

2009/3/18 Leonardo Rodrigues <leolistas at solutti.com.br>

>
>   Pois é galera .... tenho uma seguinte situação.
>
>   Tenho um servidor dedicado contratado num data center canadense. Claro
> que não quero o mesmo tempo de latência do que tenho em máquinas no Brasil,
> a questão não é essa.
>
>   O que está acontecendo é que os serviços que hospedo nesse servidor são
> acessados, na grande maioria, por meus clientes que utilizam conexões da
> operadora Brasil Telecom, visto que ela realmente oferece melhores condições
> aqui em minha cidade e região. Tenho alguns poucos Embratel, alguns poucos
> GVT, uns gatos pingados CTBC ... e 90% dos meus clientes BrT.
>
>   Porém, o tempo de latência entre o meu servidor e meus clientes BrT está
> altíssimo, passando o dia inteiro em torno de 700-800ms, e só na alta
> madrugada, caindo pra 160-180ms que é o mínimo que realmente consigo, por
> tratar-se de uma máquina bem longe da gente.
>
>   O tempo de latência ainda segue um padrão mais ou menos bem definido.
> Começa a subir bem rápido a partir das 8h, chegando ao máximo lá pelas 10h e
> por lá ficando até mais ou menos 23h, quando começa a cair chegando ao
> mínimo lá pela 1h da madrugada. Ou seja, característica de tráfego BEM
> parecida com qualquer backbone de grande operadora. O comportamento se
> repete, de forma exatamente igual, para clientes de conexões baratas Brasil
> Telecom (ADSL) e também para clientes de conexões mais caras, como IP
> Dedicado e intermediários.
>
>   O tempo de latência altíssimo, que percebo para clientes Brasil Telecom.
> NÃO se repete para meus clientes GVT e Embratel. Para esses clientes o tempo
> de latência sofre pouca alteração, não sendo nada tão brusco quanto estou
> vendo para clientes BrT.
>
>   Pra exemplificar o que digo .... pings a partir da minha máquina no
> Canadá (70.38.71.XXX), pra 4 máquinas aqui em minha cidade, Goiânia/Goiás,
> cada uma no backbone de uma operadora diferente ao qual tenho acesso.
>
> (IP Brasil Telecom)
> [root at www ~]# ping -c 5 189.75.89.XXX
> PING 189.75.89.XXX (189.75.89.XXX) 56(84) bytes of data.
> 64 bytes from 189.75.89.XXX: icmp_seq=1 ttl=58 time=859 ms
> 64 bytes from 189.75.89.XXX: icmp_seq=2 ttl=58 time=822 ms
> 64 bytes from 189.75.89.XXX: icmp_seq=3 ttl=58 time=818 ms
> 64 bytes from 189.75.89.XXX: icmp_seq=4 ttl=58 time=852 ms
> 64 bytes from 189.75.89.XXX: icmp_seq=5 ttl=58 time=852 ms
>
>
> (IP GVT)
> [root at www ~]# ping -c 5 200.175.153.XXX
> PING 200.175.153.XXX (200.175.153.XXX) 56(84) bytes of data.
> 64 bytes from 200.175.153.XXX: icmp_seq=1 ttl=47 time=164 ms
> 64 bytes from 200.175.153.XXX: icmp_seq=2 ttl=46 time=163 ms
> 64 bytes from 200.175.153.XXX: icmp_seq=3 ttl=47 time=165 ms
> 64 bytes from 200.175.153.XXX: icmp_seq=4 ttl=46 time=163 ms
> 64 bytes from 200.175.153.XXX: icmp_seq=5 ttl=47 time=164 ms
>
>
> (IP Embratel)
> [root at www ~]# ping -c 5 200.242.133.XXX
> PING 200.242.133.XXX (200.242.133.XXX) 56(84) bytes of data.
> 64 bytes from 200.242.133.XXX: icmp_seq=1 ttl=48 time=239 ms
> 64 bytes from 200.242.133.XXX: icmp_seq=2 ttl=48 time=239 ms
> 64 bytes from 200.242.133.XXX: icmp_seq=3 ttl=48 time=238 ms
> 64 bytes from 200.242.133.XXX: icmp_seq=4 ttl=48 time=239 ms
> 64 bytes from 200.242.133.XXX: icmp_seq=5 ttl=48 time=238 ms
>
>
> (IP CTBC)
> [root at www ~]# ping -c 5 201.48.234.XXX
> PING 201.48.234.XXX (201.48.234.XXX) 56(84) bytes of data.
> 64 bytes from 201.48.234.XXX: icmp_seq=1 ttl=49 time=195 ms
> 64 bytes from 201.48.234.XXX: icmp_seq=2 ttl=49 time=196 ms
> 64 bytes from 201.48.234.XXX: icmp_seq=3 ttl=49 time=195 ms
> 64 bytes from 201.48.234.XXX: icmp_seq=4 ttl=49 time=198 ms
> 64 bytes from 201.48.234.XXX: icmp_seq=5 ttl=49 time=194 ms
>
>
>
>   Resumo da ópera: aparentemente a BrT está com problemas de
> congestionamento em seus backbones internacionais, especialmente para o
> backbone para o qual ela roteia o meu servidor lá no Canadá.
>
>   A questão é ...... como que eu reclamo isso ?? Pra quem que eu reclamo
> isso, pro meu provedor lá no Canadá ou pra Brasil Telecom aqui no Brasil ?
> Porque reclamar aqui eu até já sei qual vai ser a resposta .... jogo de
> empurra, etc etc etc, a internet não tem garantia, lá lá lá. Reclamar lá não
> faz muito sentido, visto que o fato de meus clientes Embratel/GVT/CTBC
> apresentarem latência relativamente estável, mostra que não devo ter grandes
> problemas de saída lá.
>
>   Que que eu faço ????
>
> --
>
>
>        Atenciosamente / Sincerily,
>        Leonardo Rodrigues
>        Solutti Tecnologia
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