[GTER] problemas de backbone internacional

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Wed Mar 18 21:10:41 -03 2009


    Pois é galera .... tenho uma seguinte situação.

    Tenho um servidor dedicado contratado num data center canadense. 
Claro que não quero o mesmo tempo de latência do que tenho em máquinas 
no Brasil, a questão não é essa.

    O que está acontecendo é que os serviços que hospedo nesse servidor 
são acessados, na grande maioria, por meus clientes que utilizam 
conexões da operadora Brasil Telecom, visto que ela realmente oferece 
melhores condições aqui em minha cidade e região. Tenho alguns poucos 
Embratel, alguns poucos GVT, uns gatos pingados CTBC ... e 90% dos meus 
clientes BrT.

    Porém, o tempo de latência entre o meu servidor e meus clientes BrT 
está altíssimo, passando o dia inteiro em torno de 700-800ms, e só na 
alta madrugada, caindo pra 160-180ms que é o mínimo que realmente 
consigo, por tratar-se de uma máquina bem longe da gente.

    O tempo de latência ainda segue um padrão mais ou menos bem 
definido. Começa a subir bem rápido a partir das 8h, chegando ao máximo 
lá pelas 10h e por lá ficando até mais ou menos 23h, quando começa a 
cair chegando ao mínimo lá pela 1h da madrugada. Ou seja, característica 
de tráfego BEM parecida com qualquer backbone de grande operadora. O 
comportamento se repete, de forma exatamente igual, para clientes de 
conexões baratas Brasil Telecom (ADSL) e também para clientes de 
conexões mais caras, como IP Dedicado e intermediários.

    O tempo de latência altíssimo, que percebo para clientes Brasil 
Telecom. NÃO se repete para meus clientes GVT e Embratel. Para esses 
clientes o tempo de latência sofre pouca alteração, não sendo nada tão 
brusco quanto estou vendo para clientes BrT.

    Pra exemplificar o que digo .... pings a partir da minha máquina no 
Canadá (70.38.71.XXX), pra 4 máquinas aqui em minha cidade, 
Goiânia/Goiás, cada uma no backbone de uma operadora diferente ao qual 
tenho acesso.

(IP Brasil Telecom)
[root at www ~]# ping -c 5 189.75.89.XXX
PING 189.75.89.XXX (189.75.89.XXX) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 189.75.89.XXX: icmp_seq=1 ttl=58 time=859 ms
64 bytes from 189.75.89.XXX: icmp_seq=2 ttl=58 time=822 ms
64 bytes from 189.75.89.XXX: icmp_seq=3 ttl=58 time=818 ms
64 bytes from 189.75.89.XXX: icmp_seq=4 ttl=58 time=852 ms
64 bytes from 189.75.89.XXX: icmp_seq=5 ttl=58 time=852 ms


(IP GVT)
[root at www ~]# ping -c 5 200.175.153.XXX
PING 200.175.153.XXX (200.175.153.XXX) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 200.175.153.XXX: icmp_seq=1 ttl=47 time=164 ms
64 bytes from 200.175.153.XXX: icmp_seq=2 ttl=46 time=163 ms
64 bytes from 200.175.153.XXX: icmp_seq=3 ttl=47 time=165 ms
64 bytes from 200.175.153.XXX: icmp_seq=4 ttl=46 time=163 ms
64 bytes from 200.175.153.XXX: icmp_seq=5 ttl=47 time=164 ms


(IP Embratel)
[root at www ~]# ping -c 5 200.242.133.XXX
PING 200.242.133.XXX (200.242.133.XXX) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 200.242.133.XXX: icmp_seq=1 ttl=48 time=239 ms
64 bytes from 200.242.133.XXX: icmp_seq=2 ttl=48 time=239 ms
64 bytes from 200.242.133.XXX: icmp_seq=3 ttl=48 time=238 ms
64 bytes from 200.242.133.XXX: icmp_seq=4 ttl=48 time=239 ms
64 bytes from 200.242.133.XXX: icmp_seq=5 ttl=48 time=238 ms


(IP CTBC)
[root at www ~]# ping -c 5 201.48.234.XXX
PING 201.48.234.XXX (201.48.234.XXX) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 201.48.234.XXX: icmp_seq=1 ttl=49 time=195 ms
64 bytes from 201.48.234.XXX: icmp_seq=2 ttl=49 time=196 ms
64 bytes from 201.48.234.XXX: icmp_seq=3 ttl=49 time=195 ms
64 bytes from 201.48.234.XXX: icmp_seq=4 ttl=49 time=198 ms
64 bytes from 201.48.234.XXX: icmp_seq=5 ttl=49 time=194 ms



    Resumo da ópera: aparentemente a BrT está com problemas de 
congestionamento em seus backbones internacionais, especialmente para o 
backbone para o qual ela roteia o meu servidor lá no Canadá.

    A questão é ...... como que eu reclamo isso ?? Pra quem que eu 
reclamo isso, pro meu provedor lá no Canadá ou pra Brasil Telecom aqui 
no Brasil ? Porque reclamar aqui eu até já sei qual vai ser a resposta 
.... jogo de empurra, etc etc etc, a internet não tem garantia, lá lá 
lá. Reclamar lá não faz muito sentido, visto que o fato de meus clientes 
Embratel/GVT/CTBC apresentarem latência relativamente estável, mostra 
que não devo ter grandes problemas de saída lá.

    Que que eu faço ????

-- 


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