[GTER] Problema com redundância em camada 2

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Tue Mar 17 19:30:18 -03 2009

Olá,

Temos uma ligação via fibra optica entre 2 pontos. Para evitar problemas
eventuais com a fibra subimos um enlace Hj, com um Pasolink+ de 155mbits. Um
lado tenho um Cisco Catalyst serie 4900 e do outro lado um 2950. O rapid
spanning tree(rapid pvstp) está configurado como manda o figurino( root
bridge devidamente configurada, e prioridade das portas tambem).

Como é o primeiro pasolink+ que configuro, pode ser que eu tenha feito algo
errado, mas o que esta acontecendo é o seguinte. Quando eu ligo ativo ligo
os 2 lados do enlace nos respectivos switchs, durante os 10 a 15 segundos (
durante o recebimento de bpdu , eleição e mudança de estados do rstp) fica
tudo bem, inclusive algumas das vlans ficam em estado de bloqueio ( o que
deve acontecer mesmo ja que um enlace é para rendundancia) , mas pouco tempo
depois a rede entra em looping ( mais de 20000pps passando pela porta que o
enlace via pasolink esta conectado e nâo adianta nem dar shutdown na porta
que o problema so acaba quando retiro o cabo do switch ou de um lado do
enlace pasolink.

O pasolink está com sua configuração defaul, modo switch desabilitado (
supondo que quero que ele funcione como um cabo de rede..) e o modo que
desativa as portas ethernet em caso do enlace wireless cair ou se uma das
portas ethernet do enlace caia ele desative a porta ethernet da outra ponta.

Como é impossivel acesso hj ao local remoto e a gerencia do radio esta sendo
feita via porta usb , não pude mudar a configuração que comentei acima de
desativar as portas em casa de falha. ( o que poderia ser o problema , ja
que mesmo com um dos lados do enlace fora , o pasolink da sinal ethernet
para o switch que deixa a porta em estado de forwarding).

PS: A redundancia tem que ser em camada 2 devido a nescessidade de
transporte de vlans entre os locais.

Gostaria de já adiantar as possiveis causas pra amanhã cedo resolver este
problema.

Atenciosamente,

Gustavo