[GTER] Quagga vs Vyatta

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Tue Mar 17 16:41:05 -03 2009

Luciano Pimenta escreveu:
> Alguém já comparou o Quagga com o Vyatta? O que acharam?

Até onde eu me lembro, o Vyatta é só um Debian com uma interface Web, e
o roteamento é feito pelo XORP. Alias pra ser justo, quando coloquei a
mão, era um XORP com um parser externo customizado que permitia criar
configurações bem parecidas com a sintaxe do Juniper.

Não sei se mudou, mas ao que me parece o Vyatta ainda é e usa o OFR, que
é esse XORP "customizado". Então a conversa é mais pro lado Quagga VS
XORP do que outra coisa.

Do ponto de vista de operação, enquanto o Quagga assemelha-se ao IOS em
comandos o Vyatta propositadamente assemelha-se ao JunOS. Em termos de
recursos são equivalentes e em termos de performance, dizem, XORP é
melhor. Pelo menos em FreeBSD é sim, melhor, tira melhor proveito do
ambiente SMP/MT que no Linux, ja que a base primaria de desenvolvimento
do XORP é FreeBSD (inclusive o LiveCD).

Seja como for minhas impressões são de 2007. Então datadas.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800