[GTER] Concentrador VPN

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Mon Mar 16 11:00:15 -03 2009

    eu não consideraria 120 conexões VPNs como excessivo não. É um bom
número, verdade, mas é longe de ser excessivo. Pra muitos cases de VPN,
120 seria inclusive pouco.

    O número de túneis VPNs estabelecidos é sim um parâmetro importante,
mas outros parâmetros são muito mais importantes do que esse.

    1) quantas estações efetivamente vão trafegar dados entre
filiais-matriz ?? Você pode ter 1 filial com 200 máquinas, e outras 10
filiais com 3 máquinas cada ...... o simples número de filiais não quer
dizer muito. Quantas estações estão escondidas atrás dessas 120 filiais
? Isso importa.

    2) o número de estações não entra na conta diretamente ...... mas o
tráfego médio gerado por elas, ai sim interessa. O que elas vão rodar
nessa VPN ? Alguma coisa de acesso remoto (TS/Citrix), conexão com banco
de dados SQL/Oracle, SAP ??? Transferir arquivos ??? Verifique com a
equipe de TI o tráfego médio que o sistema utilizado pelas estações
precisa. Multiplique isso pelo número de estações e teremos tráfego de
VPN. Isso sim você precisa verificar se o equipamento suporta.

    3) não só o tráfego, mas o número de pacotes. Protocolos de acesso
remoto (TS/Citrix) costumam gerar tráfego menor, porém com maior
quantidade de pacotes. Verifique a quantidade média de pacotes/segundo
que cada estação utiliza pra acessar o sistema pela VPN, e multiplique
pelo número total. Valida isso no seu equipamento também.

    4) tudo isso pode variar fortemente dependendo da configuração da
VPN, cifra de criptografia e hash utilizados, etc etc. Valide tudo isso.

    vai ter que utilizar um acelerador VPN ?? Sem ter as respostas pra
questões acima, qualquer decisão será precipitada, na minha opinião.
Pode ser que você precise de um acelerador sim, mas se quiser decidir
certo, você vai ter que saber direito que tráfego você vai passar nessa
VPN. Sem esses dados, qualquer decisão vai ser no chutômetro.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br