[GTER] Politica Roteamento Redundante BGP com 2 routers locais

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Fri Mar 13 23:28:37 -03 2009

Eu não sei se entendi muito bem a sua topologia e o que tu está tentando
fazer.

Mas vamos lá. Imagino que seja algo como abaixo:

R1 --> Peer <-- R2

E de acordo com o que tu falou, a conexão entre R1 e R2 somente ficará ativa
se a conexão de R1 com o Peer falhar.

Vamos supor que não houve falha e que tu anunciou um mesmo prefixo A
anunciado em R1 para o peer via R2. E por algum motivo tudo pára quando você
faz isso mesmo que você piore as métricas via R2. E o tráfego aparentemente
passa a descer por R2. É este o problema ?

Se for isto, pode ser que R2 não esteja sabendo chegar no prefixo A
(problema do next-hop). Se ele somente consegue chegar em A quando o link
entre R1 e R2 estiver ativo o problema pode estar ai. Agora, porque o Peer
está escolhendo R2 mesmo que tu esteja prependando o prefixo A via R2,
somente um show ip bgp no Peer pra te dar esta explicação. Ou o seu prepende
não está sendo aplicado ou alguma outra coisa no Peer está fazendo esta
escolha. Lembrar que o AS-PATH não é o primeiro item a ser analisada na
decisão da melhor rota. Se o peer for um Cisco e alguém tiver configurado
weight em um dos links, o problema pode estar aí.

Se R2 somente chegar em A quando o link R1<->Peer cair, a melhor coisa a
fazer para anunciar o prefixo em A é usar uma técnica chamada conditional
advertisement. Eu particularmente prefiro manter a conexão entre R1 e R2
ativa e trabalhar com métricas de IGP e EGP para evitar loops e buracos
negros.

Se tu enviar mais detalhes do problema tais como sentido em que ele está
ocorrendo, o que exatamente está ocorrendo, aonde os traces de dentro pra
fora e de fora pra dentro estão parando, output de comandos (sh ip bgp) em
R1, R2 e no Peer e um desenho da sua topologia, ficará mais fácil para a
lista ajudar você.

[]s
./diogo -montagner