[GTER] Duvida sobre Enlace de Radio

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Mar 13 02:27:57 -03 2009

> Considerando um enlace de radio de 100 Km com Throughput garantido de 12
> Mbps Full Duplx (com tendencia a aumentar ate 20 ou mais).
>
> Considerando 3 torres A, B e C:
>
> A ----------50km -------- B ----------50km  ------------C
>

> Todas as torres adjacentes com visada.
>
> Qual seria a recomendacao de voces, pra esse tipo de enlace. Ele deve se
> manter estavel mesmo em periodos de tempestade.
>
> O que e mais recomendado, como uma solucao robusta ?
>
> Utilizar Radios Pre-Wi-MAX 5.4 GHz ?
> Utilizar Radios Pre-Wi-MAX 5.8 GHz ?

Pre-WiMAX ou WiMAX são rádios Ponto-Multiponto, e você precisa de
ponto-a-ponto. Além disso, a limitação de potência irradiada em 5.4
GHz não permite mais do que alguns poucos km.

> Opcoes: RAD, Alvarion ou PROXYM ?

Nenhuma delas vai dar 12Mbps em 50km, pelas soluções desses 3
fabricantes que já pude testar.
A não ser que você considere a RAD e a Ceragon como a mesma, já que
elas são do mesmo grupo...

Em frequência não licenciada, as opções de equipamentos não-Wi-Fi
usuais para essas distâncias em 5.8 GHz são Redline AN-80i, Motorola
PTP 400/500/600.

Já em equipamentos Wi-Fi, se você não precisar de transparência de
camada 2, pode ver se uma solução usando Routerboard-600, 2 rádios
Ubiquiti XR-5 com configuração nstream-dual do Mikrotik (1 rádio fala
e 1 escuta, basicamente) atende ao seu requisito de throughput, delay
e jitter. Não é tão bom quanto os 2 rádios acima, mas é muito, muito,
mais barato.

> Ou e melhor licenciar um radio pela ANATEL no range de 8GHz ate 13 GHz,
> utilizando solucoes de radio europeias ?

Européia vc quer dizer SIAE ? Não é a única disponível no país, há
também Ceragon.

> O que voces recomendam ?

Ceragon HP em 6 GHz com modulação adaptativa. Você mencionou a
sobrevivência a tempestades, e a chave é justamente baixar a
modulação, e deixar o QoS (que o próprio rádio já segue das marcações
que você faz nos roteadores) garantir o tráfego crítico. Onde era 170
Mbps, com tempestadde vai baixar para 50 Mbps...

> Existe alguma solucao nacional para esse tipo de enlace ?
> Poderiam me dar alguma indicacao de produtos para atender essa demanda ?

A AsGa tem alguns rádios n x E1, alguns operando em freq. baixa de
longo alcance como 400 MHz, que por serem de baixa freq. talvez
suportem tempestades muito bem. Ela tem também rádios PDH, mas ao que
eu lembre não são nacionais.

> Existem radios que aumentam a capacidade de transmissao apenas via software
> ? Licenciamento ?

Sim, o Ceragon é um deles. Isso está se tornando comum entre os fornecedores.

> Que tipo de antena e recomendada ?

Andrew ValuLine, que são as notórias panelas com relâmpago na tampa
que se vê em grande parte das torres de comunicação de operadoras.

Rubens