[GTER] Dúvida sobre PING e "Type-of-Service".

MARLON BORBA MBORBA at trf3.jus.br
Wed Mar 4 19:13:42 -03 2009

Srs.,

Estou acompanhando os testes realizados pelo CNJ com a nova Rede do
Judiciário. Esta deverá, entre outras facilidades, oferecer QoS para
aplicações de videoconferência.

Um deles, previsto pela operadora nacional, é "Realizar testes de
conectividade ip utilizando o tos de vídeo para verificação do QOS".
Pelo que soube esses testes serão feitos com a utilização do clássico
PING (creio eu que com a "flag" -Q e o valor dos bits de ToS desejado).

Como não sou um "expert" em "troubleshooting" de conectividade IP e
roteadores, pergunto-lhes: É uma boa forma de avaliar se os equipamentos
(roteadores, principalmente) estão honrando os "settings" de QoS, uma
vez que PING envia apenas mensagens ICMP? Não obteríamos resultados
mais, digamos, interessantes, com a própria utilização de
videoconferência ou mesmo com HPING [2]? O tratamento de ICMP e de
TCP não é diferente?

Desde já grato por sua explicação a este simples aprendiz.
--

Abraços,

Marlon Borba, CISSP, APC DataCenter Associate
Técnico Judiciário · Segurança da Informação
IPv6 Evangelist · MoReq-Jus Evangelist
TRF 3 Região
(11) 3012-1683
--