[GTER] RES: Iran

Marcus Andree marcusandree at gmail.com
Thu Jun 25 12:26:21 -03 2009

O SMS nao usa canal de voz na comunicacao entre o aparelho e
a ERB. Usa apenas uma "banda excedente" do canal de controle.

Isso explica como e'  possivel receber um SMS enquanto o usuario
esta' numa chamada de voz.

Uma vez na rede GSM, a informacao trafega via SS7. Em muitos
pontos da rede SS7, existem equipamentos "gateway" que podem
receber informacao via IP e gerar trafego SS7 a partir dessa informacao
recebida. Um exemplo "classico" e' o proprio SMS....

Ha uma RFC descrevendo como seria uma comunicacao SS7 "via"
links IP. Esta parece ser uma tendencia num futuro nao muito distante.