[GTER] Modem/Router GPRS + VPN

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Wed Jun 24 14:31:41 -03 2009

Tasso Faria escreveu:
> Pessoal,
>
> Alguém recomenda algum modem/router GPRS que permita o estabelecimento de
> VPN com um ponto concentrador? Ou seja, a intenção é controlar esta rede e
> seu endereçamento.
>
> Gostaria de utilizar o mesmo para o processo de medição de distribuição de
> energia.
> Baixo custo e facilidade de entrega são bem vindos!

    Não é bem um equipamento, mas vai uma dica. Algumas operadoras de
celular (Vivo e TIM eu tenho certeza pois já participei de projetos de
implementação com essas) oferecem um serviço de rede corporativa em cima
de GPRS.

    Basicamente você vai configurar seu modem com uma nova APN e não a
APN de internet da operadora. Nessa nova APN, um servidor radius seu que
vai fazer autenticação do usuário/senha informados. O IP, portanto, pode
ser designado pelo seu radius baseado no que você quiser. Eu já
distribui IP baseado no usuário/senha e também no telefone
(Calling-Station-Id). Tenho um projeto rodando que usuário/senha é único
pra rede inteira, eu mudo o IP baseado no telefone de origem. E como
tenho uma relação do telefone com o equipamento em questão, eu consigo
sempre saber qual é o IP daquele dispositivo.

    Uma vez estabelecida a conexão e recebido o IP que seu radius
mandou, aquele IP roteia tráfego direto pra você, sem precisar de fechar
VPN entre o ponto GPRS.

    Na implantação, geralmente existe uma VPN sim entre a operadora de
telefonia e a sua empresa. L2TP+IPSec, GRE, IPSEC ... já vi vários
modelos diferentes de operadoras diferentes. Mas aí feita toda essa
parte de VPN entre você e a operadora, no dispositivo GPRS a
configuração é trivial: APN, usuário e senha.

    Não sei qual é a sua necessidade ... mas caso você esteja planejando
utilizar uma única operadora, que seria interessante pra fechar um
contrato de volume de dados, verifique a possibilidade de utilizar esses
serviços de VPN da própria operadora. Dessa forma, você simplifica
imensamente a configuração das pontas, permitindo utilizar qualquer
dispositivo embarcado com suporte a GPRS, eliminando a necessidade de
VPN na ponta.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues