[GTER] RES: RES: Iran

Renato Frederick frederick at dahype.org
Wed Jun 24 17:24:37 -03 2009

Levando o assunto para outro lado, desculpe se ficar offtopic, mas lendo o asert me vem a dúvida:

No dia atual é possível isolar efetivamente uma localidade de acesso total para a Internet?

Imagino que no caso Brasil em que trocamos tráfego com vários provedores Internacionais por diversos provedores locais, uma manobra no BGP de todos os provedores, deixando de receber AS's e publicando dá conta do recado.

Em países em que o governo é o único responsável pelo provimento de Internet ou links internacionais, como era Embratel no Brasil a anos, fica mais fácil ainda.

Porém, como fica acesso Internet via Satélite? Quando um regime opressivo também tira TV's fora do ar, canais de satélite pegos com parabólica com ou banda Ku continuariam a funcionar - me corrijam se estive errado - bem como acesso Internet.

Enfim, felizmente todos os parentes e amigos que tenho não vivem em países com este tipo de governo, então não tenho a mínima idéia de como é e de 'jeitinho' para contornar, claro podendo pagar com a própria cabeça.