[GTER] Problema com DHCP através de VLANs

Francisco Henrique francisco.henrique at gmail.com
Fri Jun 19 11:08:47 -03 2009

Senhores,
estou com um problema onde eu trabalho, é o seguinte:

Tenho um servidor rodando o Astaro, onde em uma interface fisica TRUNK
ligada a um switch Dell eu tenho duas interfaces VLANs, uma com ID 101 e
outra com ID 201.

Nesse mesmo switch chega uma fibra optica de um dos predios da instituição,
onde existem duas subredes: 192.168.1.0/24 e 192.168.2.0/24. Essa fibra
optica é conectada em outra interface TRUNK onde as VLANs 1, 101 e 201 são
aceitas.

Minha intenção era que os PCs da rede 192.168.1.0 ficassem na VLAN 101 e os
da 192.168.2.0 ficarem na 201. Mas no switch de acesso não existe e nem pode
ter configuração de VLAN, só a porta TRUNK de uplink.

No Astaro  tem um cadastro de mapeamento de MACs, onde pra cada MAC existe
um determinado IP. Existe um servidor DHCP para cada rede.

Eis a pergunta:

Existe algum jeito desse serviço de DHCP dar certo?

Quando um PC faz um request de DHCP, o pacote vai com a marcação 1, que é da
VLAN default de todos os switches, na hora que isso bate no Astaro, há
alguma chance dele entregar o IP certo para o PC que fez o request?

Está confuso este cenário? Alguem pode me clarear a mente?

abçs

--
Francisco Henrique C. Ferreira
francisco.henrique at gmail.com