[GTER] "Clash" de canais no Wi-Fi.

Marcus Andree marcusandree at gmail.com
Fri Jun 19 09:56:35 -03 2009

Olha, nao me pareceu ser um uso direto do protocolo, "dentro das regras".

Colocava a placa em modo de testes, sem gerenciamento automatico de
potencia de transmissao e com controle de todos os canais RF, inclusive
algumas frequencias nao homologadas para este uso no territorio nacional,
mas autorizadas pelo governo japones.

Ao brincar um pouco de setar a potencia de transmissao "na unha", direto
no chipset, podia perceber que os micros conectados, inclusive em outros
access points, perdiam a conexao de rede instantaneamente. Tentativas
de reconexao se mostraram inuteis.

A verdadeira razao para isso ainda e' misteriosa para mim, razao pela qual
rotulei essa "funcionalidade" como "efeito colateral".

Por um mix de falta de tempo e de recursos (analisador de espectro), nao
fiz um diagnostico tecnico, mas suspeito que o chipset tenha perdido o
controle de qual frequencia seria transmitido o beacon da rede sem fio, bem
como o intervalo de tempo destas transmissoes, virtualmente jogando "lixo"
em frequencias fora do canal setado no equipamento, mas com potencia
suficiente para interferir nos outros aparelhos.

Os militares chamam isso de "contra-medidas" enquanto nos chamamos
de DoS....