[GTER] segurança de acesso fisico na rede

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Thu Jun 18 09:15:00 -03 2009

Ja que é complicado dar muita segurança e já que a grande maioria dos
clientes não vai querer investir em switch, e além disso a comunicação entre
estações seja desprezivel, acrescento às opções dadas pelos colegas mais
estas duas:

1- Todas as máquinas com DHCP em um IP com roteamento pra lugar algum e
autenticando as estações através de alguma VPN qualquer.
2 - Remover TCP/IP e autenticar todo mundo via PPPoE.

A idéia é só dar acesso ao servidor (ou à "rede militarizada" hehe) quem
tiver um login/senha. Em cima disso ainda podem existir outras políticas
como controle por MAC, numero de sessões por login e também controle do
horário em que este login pode conectar.

Além disso, voce pode inverter os pinos da tomada e a estação só vai
comunicar se você tiver um cabo especial (com pinagem invertida) ehheheh ou
então bolar algum hardware para criptografia dos dados que passam no cabo e
no switch um outro que descriptografa (cable descrambler)..... ou até mesmo
criar um driver TCP/IP modificado pra dificultar o acesso......isso foi
viagem... mas a viagem com certeza depende do tamanho da paranóia, porque
não??

[]'s
Alfredo