[GTER] excesso de /24's e blocos menores anunciados

Gustavo Campos guhcampos at gmail.com
Sun Jun 14 10:24:13 -03 2009

Aí vai uma opinião polêmica que eu tenho. NA verdade não diria que é
minha opinião, mas mais uma hipótese que eu venho filosofando.

Hoje em dia existe uma certa paranóia sobre essa questão de anúncios
de rotas. Muita gente brigando com muita gente por anúncios pequenos,
filtros errados e coisa e tal, mas será que é motivo pra tanta guerra
assim?

Em primeiro lugar, quase ninguém realmente precisa fazer roteamento
completo. Tem muita gente aí falando BGP e fazendo full routing
simplesmente porque pode, porque o equipamento aguenta e acham legal.
A maioria dessas pessoas (ou empresas) estaria perfeitamente servida
por uma tabela parcial.

Mas aí vêm os grandes provedores: esses sim precisam se preocupar com
o tamanho total da tabela de roteamento, afinal isso gera custo pra
eles: novos equipamentos, e equipamentos caros.

Muito bem, nós estamos numa (eterna?) fase de transição entre IPV4 e
IPV6.Eu sou tão cético com relação ao IPV6 quanto boa parte de vocês,
e às vezes também tenho a impressão de que é mais fácil o mundo
inteiro usar nat do que de fato se converterem ao IPV6, mas pelo menos
em tese, a tendência a longo prazo é a conversão. Bem, quando o IPV6
finalmente pegar, espera-se que todos os dispositivos conectados à
Internet possuam um endereço de IP único e válido. Isso dá uma
quantidade descomunal de endereços, até mesmo levando em conta os
dispositivos que já existem.

Eu estou bem por fora de como funciona em detalhes o Interdomain
Routing pra IPV6, mas tenho a sincera impressão de que, uma vez que
estivermos nesse mundo, a tabela de roteamento global vai ficar
algumas centenas de vezes maior do que é hoje, e isso já imaginando
que as divulgações sejam as mais conservadoras possíveis.

Tá mas o que é que tem então? Bem, eu acredito que talvez seja a hora
do pessoal começar a olhar pra frente e parar de se preocupar com
coisas "pequenas" como a quantidade de /24 na rede, já que num mundo
IPV6 o buraco seria muito mais embaixo... e de fato o aumento da
tabela pela injeção de prefixos menores sirva de incentivo pro pessoal
começar a renovar os equipamentos, rever as configurações, os filtros
e as estratégias de roteamento.

Bem, isso é só uma viagem, mas por mais viagem que seja eu não consigo
pensar que seja completamente sem fundamento =)

Gustavo Campos
Sistemas de Informação - UFMG