[GTER] Amapa/Macapa

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Tue Jun 9 14:26:36 -03 2009

Dei uma olhada em possíveis soluções para o problema do backbone,

Fibra pura, me parece que a conta não fecha, pois a população é
pequena para compensar os custos e ainda não se sabe quantos destes se
interessariam por banda realmente larga.

Com rádio puro até se pode tentar fazer, mas como tem muita água e
umidade (vários quilômetros sobre rio e floresta), deve ficar muito
instável e até pior que o satélite.

A solução me parece ser híbrida: fibra na parte mais úmida e rádio no
restante. No entanto esta área mais úmida é justamente onde o custo da
fibra é mais caro e tenho minhas dúvidas se o custo total fecharia.

Mas pode-se sempre fazer pressão no governo para ver se ele resolve ou
agiliza o problema. No Acre haviam alguns políticos fazendo pressão e
parece que a conexão melhorou.

Satélite, fazendo direito: banda C, satélite adequado à região,
DVB-S2, FEC bem alto, LNB e antena bons e bem apontados, conexão
apenas http, fazendo tunnel entre dois proxys nas duas pontas (subida
e decida), limitação da banda no proxy e não no link do satélite,
usando tratamento de congestionamento TCP adequado ... não dá tanto
problema.

Quanto ao custo do satélite, acho que estão pagando caro. O problema é
que para os satélites melhores você dificilmente conseguirá fazer
contratos curtos e o preço pode mudar enquanto isso. Quem sabe no
satélite do Huguito? O Venesat-1 que já está no ar. Vai ver, fazendo
pressão no governo, o Lula pede um espaço ao comandante em seu
satélite bolivariano.

Enquanto isso pode-se fazer um PTT entre provedores locais,
compartilhando ou não algum proxy/mirror, não precisa ter ASN nem CIDR
próprios.