[GTER] Log de P2P

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Jun 6 16:21:25 -03 2009

> Temos diversos usuários atrás de um NAT. E quando recebemos
> notificações de abuso de copyright, o IP reportado é sempre o do
> gateway.

Consulte seu advogado(a) sobre a necessidade ou não de responder ou
encaminhar essas notificações no Brasil, pois não me parece que essas
notificações tenham valor legal da forma com quem estão sendo feitas.

> Também temos registro de todos os usuários conectados ao NAT na faixa
> de horário da reclamação. Porém não temos como saber qual desses
> usuários que estava fazendo o compartilhamento do arquivo via
> bittorrent.

Esse problema é mais genérico do que P2P, e se extende a acessos que
possam estar infringindo leis, atacando outras redes etc. Uma
possibilidade é fazer NAT 1:1 entre os usuários ativos, assim você
mantém propriedades do NAT que já usa hoje (com tudo de bom e de
ruim), mas tem capacidade de correlacionar denúncias a usuários.

Rubens