[GTER] RES: RES: SA - Sistema Autonomo

Toledo, Luis Carlos lscrlstld at gmail.com
Mon Jun 1 12:05:58 -03 2009

> Olá Pessoal,
>
> Também estamos buscando para entrar no processo de
> solicitação do AS e baseando nos problemas que os amigos
> possuem hoje, fico na Duvida o quanto positivo será para nós
> sermos um AS hoje.

Sugiro avaliar muito sobre a necessidade ou não. Se for simplesmente por
redudância é muito mais barato um colocation num IDC.

> Gostaria de aproveitar e fazer algumas perguntas:
>
> *) Me tornando um AS, caso tenha dificuldades na publicação
> entre provedores, posso ficar fora do ar (caso também tenha
> um bloco de Ips)?

Sim, vc pode nascer com problemas, por exemplo 187/8.

> *) Que tipo de equipamento em especial preciso (Roteador
> Cisco ou posso utilizar Quagga) ?

Full routing requer mais recurso, se for só dois default gateways, até um
2621 resolve.

> *) Sabem de existencia de um IDC que não permite clientes com
> AS próprio?

Telecom é movido a volume, dependendo qual o tamanho de sua conta, tem até
café expresso dentro do rack.

> *) Quanto de esforço adicional em pessoal seria necessário
> ter, pois hoje contratamos os links e Ips das operadoras e
> esse trabalho é deles.

Pelo menos um netadmin pleno, ou terceiriza a implantação e/ou operação.