[GTER] Vírus em sites

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Mon Jun 1 10:23:41 -03 2009

Alexandre,

Pode ter ocorrido o seguinte: a partir do usuário e senha de um cliente
seu, alguém conseguiu acessar seu servidor e colocou um executável ou
script.

Esse executável pode ter sido usado para escalar privilégio, o atacante
ganhou acesso root e copiou seu arquivo de senhas. Você pode até ter
fechado essa brecha (com uma atualização, por exemplo), mas, com o
arquivo de senhas, o atacante pode ter deixado um ataque de força bruta
contra seu arquivo de senhas, e, conforme vai quebrando, vai infectando
os sites.

Para observar esse padrão, você pode mapear os clientes que foram
infectados na ordem, também o quanto forte eram as senhas (se as mais
fracas foram quebradas primeiro). Para parar o ataque nesse caso, trocar
a senha de todo mundo, rodar o chkrootkit no servidor.

Outra possibilidade: seu site principal, ou algum site da sua cidade,
que seus clientes acessam com frequência, foi infectado em alguma parte.
Sem a devida proteção de antivírus, seus clientes são infectados assim
que acessam esse site, esse pode ser o ponto comum entre eles. Nesse
caso, não é só você que será afetado, mas outros provedores locais também.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3321-9068 / 11-4062-9218
fernando at bluesolutions.com.br