[GTER] Multilink

GIULIANO (UOL) giulianocm at uol.com.br
Thu Jul 30 19:37:41 -03 2009

Eduardo,

Boa noite,

> Eu quero fazer o balanceamento de carga, pesquisando vi algumas configurações do Multilink, mas 1 coisa não entendi:
>
>  - Quando ele é configurado, as seriais ficam sem ip e é criada uma interface Multilink, eu só não entendi qual é o ip que tenho q colocar nessa interface multilink... sendo q as minhas seriais sao /30 e logicamente de redes diferentes ...
>
> Alguém já mexeu com isso !?

Sim.

Vou tentar te passar um passo a passo do que ja fiz por aqui:

- Vc precisa solicitar, aprovar e combinar com a operadora, pra
configurar o multilink do lado dela.

- Vc e a operadora vao escolher qual bloco /30 utilizar na interface
multilink ... pode ser qualquer um dos dois que vc possui.

- Se ambos ou algum dos seus links nao forem PPP ... vc precisa pedir
antes para migra-los. Esse procedimento de "migrar para PPP" - aqui no
interior - demora, no minimo, 378 dias no melhor dos casos :-)

- Ambas as seriais farao parte de um "grupo" Multilink ... sem IP associado.

- A rota default devera ser configurada para o multilink.

- Se a operadora te deu 2 blocos IP ... vc podera configurar e utilizar
ambos, desde que ela aponte esses blocos, pra interface multilink dela.

Segue exemplo de configuracao em roteador CISCO:

interface Multilink10
  ip address x.y.z.b 255.255.255.252
  no ip redirects
  no ip unreachables
  no ip proxy-arp
  ip route-cache flow
  no ip mroute-cache
  no cdp enable
  ppp multilink
  ppp multilink group 10
!
!
interface Serial0/0/0
  description Embratel MLPPP-1
  no ip address
  no ip redirects
  no ip unreachables
  no ip proxy-arp
  encapsulation ppp
  ip route-cache flow
  no ip mroute-cache
  no cdp enable
  ppp multilink
  ppp multilink group 10
!
!
interface Serial0/0/1
  description Embratel MLPPP-2
  no ip address
  no ip redirects
  no ip unreachables
  no ip proxy-arp
  encapsulation ppp
  ip route-cache flow
  no ip mroute-cache
  no cdp enable
  ppp multilink
  ppp multilink group 10

No caso de ser JUNIPER:

http://www.wztech.com.br/config/junos-mlppp

> Obs: Eu já fiz o "balanceamento" colocando 2 rotas defaults .. o round-robin funciona, mas verificando no Mrtg percebi que 1 serial está usando Download/ Upload e a outra SOMENTE upload, não deveria dividir esse tráfego !?

Deveria sim. Vc pode enviar a configuracao do roteador (sem os IPs) ?

Vc ja confirmou com a operadora, se ela configurou adequadamente o
balanceamento do lado dela ?

Qualquer duvida, estarei a disposicao.

Att,

Giuliano