[GTER] Cache de BitTorrent

Provedor Bogus provedorbogus at gmail.com
Mon Jul 13 13:44:12 -03 2009

> Agora eu entendi o problema. Confesso que era por preguiça de minha parte
> de dar uma olhada no protocolo do BitTorrent (eu só conheço o protocolo
> do eMule). Lá no eMule ele envia um hash (SHA256) do arquivo que está sendo
> trocado, assim fica fácil saber qual é o arquivo; diferentemente do que
> ocorre
> no BitTorrent, que aquele hash (info_hash) que vai é do metadados
> (.torrent)
> já que os hashes são os próprios nome e path dos arquivos.

Exatamente isso.
O ideal era que desse pra fazer um hash de cada arquivo, independente de em
qual
Torrent ele está. Isso possibilitaria, inclusive, usar os arquivos baixados
no Emule
como fonte de caching para a rede Torrent. O contrário temos quase certeza
que é
possível bastando só gerar um hash de cada arquivo baixado na rede Torrent
a ser usado na rede Emule. Já seria um incremento no hit ratio. :-)

Assim, realmente fica difícil de mapear dentro do cache, e agora entendo
> o seu problema de popular o cache, já que você tem hashes diferentes
> (nomes dos arquivos) para o mesmo conteúdo.

Pois é. É o calcanhar de aquiles da solução.

> No entanto, veja a seguinte possibilidade: segundo eu olhei no specs
> do protocolo
> BT, quando é transmitido um piece do arquivo, ele envia junto um hash SHA1
> deste piece. Assim, ao invés de tentar dar o match pelo info_hash, será que
> dando um match pelo piece não seria mais eficiente? Só teríamos que rezar
> para que o tamanho dos piecies dos arquivos de mesmo conteúdo (mas
> info_hashes diferentes) fossem do mesmo tamanho, para dar o match com o
> SHA1.

O match sempre é por info_hash + piece, mas, não necessariamente pelo hash
dela
porque nas solicitações de transferência o cliente Torrent solicita qual
número da
piece.

Devido ao tamanho dessas pieces (16 kbytes, 32 kbytes, etc), não seria muito

difícil ter dois hashs iguais para dois arquivos diferentes. O que é ruim né
? :-(

Como eu disse, a linha que separar o legal do ilegal é muito tênue. Se
> hospedar
> o .torrent já é visto como ilegal (até hospedar legenda eles acham que
> é) pra chegar
> na consulta de um site desses é um pulo. :/

Mas nesse momento eu não estarei acessando nenhuma informação ilegal nem
material protegido por copyright.
De qualquer forma, eu prefiro o approach de consultar direto o tracker,
mecanismo
usado pelas próprias empresas de monitoramento de pirataria.  :-))))))

Um abraço !