[GTER] Cache de BitTorrent

Provedor Bogus provedorbogus at gmail.com
Thu Jul 9 19:07:57 -03 2009

> Grande parte dos deployments que conheco  de cache P2P em escala larga
> (interfaces 10G, peerings com dezenas de G de trafego), sao com um DPI para
> fazer a identificacao e o 'desvio' do trafego.
> E' uma maneira de deixar para o cache p2p somente o trafego 'nobre', assim
> voce nao consome os recursos do cache com processamento de trafego
> obviamente nao relevante..

Corretíssimo.
Inclusive esse é um ponto em que um provedor pequeno/médio se lasca na hora
de investir numa
solução desse tipo.
Só um ALTEON pra fazer a seleção do tráfego P2P custa uma baba.
As soluções comerciais custam, de hardware INICIAL, US$ 80.000.

Não discuto que eles usam o modelo ideal, mas, custa dinheiro né ?

Nosso cache atinge o mesmo objetivo usando um Core i7 que custa 2.500
pratas.

Mas nossa solução foi feita pra pobres, como nós. :-)
Pra Net, Telefônica, Telemar e companhia o investimento inicial é um
"cafezinho" e é nesse
ponto em que a gente se dá mal, porque precisamos encontrar soluções que
caibam no
nosso bolso e que torne o nosso produto tão bom quanto o deles.

> Detectar trafego P2P criptografado, nao e' o mesmo que fazer caching de
>>

> Concordo, mas o que eu havia perguntado era se ele estava tratando do
> tráfego criptografado também, tendo em vista, que pelo menos teoricamente
> seria possível fazer um MITM e armazenar o conteúdo do que está sendo
> transmitido.

É assim que funciona o nosso cache. :-)
Não aguenta 10 Gbps numa máquina só, mas, até uns 700 mbps na mesma máquina
eu
garanto que ele faz com os pés nas costas e com um custo insignificante pra
esse volume.

Desculpa me meter na conversa.

Só mais dois centavos para a discussão.

Um abraço !