[GTER] Telefonica diz que investirá R$70 milhões em servidores de DNS

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Tue Jul 7 19:42:59 -03 2009

2009/7/7 Lino Silva <linosarlo at gmail.com>:

> Não quero defender a Telefônica, nem os custos envolvidos na solução,
> mais gostaria de dar uma pequena contribuição de quem vive dentro de
> problemas de grande volume de tráfego e banda.
>
> Bind, mesmo em equipamentos bons, com muita memória e CPU, tem um
> limite máximo de Querys Por Segundo (QPS), algo em torno de 10.000QPS.

Esses volumes fazem sentido, mas... veja, quantos servidores de DNS,
duplicados são necessários para fazer isso? Digamos que sejam 1000,
porque cada usuário da Telefonica faz uma requisição por segundo, todo
segundo. São 70 mil reais por servidor.

> Na prática, esses volumes de acesso representam 5GB de trafego. Como
> resolver casos como a Concast com 17 milhões de assinantes, ou Verizon
> com 13 milhões?
>
> Se fizermos uma conta rápida, 50GB de tráfego precisaria de 10 DNSs
> (com load balance) e a 100% de CPU, coisa que não podemos planejar
> dessa forma. Se reduzirmos a CPU aumenta a quantidade de DNS.
> Aumentando a quantidade de assinantes, aumentamos a banda, QPS e por
> ai vai. Não existe milagre, ou melhor, o milagre é mais caro..

Digamos 200 servidores, então... São 350 mil reais para cada Bind.

> [...]
> influenciados pela falta de escalabilidade e falta de players no
> mercado.
>
> A Nominum, cujo criador foi o Paul Mockapetris, o mesmo que
> desenvolveu o Bind na década de 80, esta jogando suas fichas no
> momento oportuno e provavelmente a Telefonica esta sem "opção" e tendo
> que investir as pressas para sanar seus problemas.
>
> Novamente, não estou defendendo a Telefônica apensa colocando alguns
> pontos relevantes do ponto de vista de alguém que vive o dia dia desse
> volume assustador que é provedor de banda larga.

Aos 70 milhões só se chega se essa melhora de DNS envolver também
distribuir os DNS por todo o estado e colocar redundância em cada uma
das redes e ainda colocar balanceamento e talvez proteção contra DDoS.

André