[GTER] Telefonica diz que investirá R$70 milhões em servidores de DNS

Lino Silva linosarlo at gmail.com
Tue Jul 7 12:04:07 -03 2009

Pessoal,
Não quero defender a Telefônica, nem os custos envolvidos na solução,
mais gostaria de dar uma pequena contribuição de quem vive dentro de
problemas de grande volume de tráfego e banda.

Bind, mesmo em equipamentos bons, com muita memória e CPU, tem um
limite máximo de Querys Por Segundo (QPS), algo em torno de 10.000QPS.

Na prática, esses volumes de acesso representam 5GB de trafego. Como
resolver casos como a Concast com 17 milhões de assinantes, ou Verizon
com 13 milhões?

Se fizermos uma conta rápida, 50GB de tráfego precisaria de 10 DNSs
(com load balance) e a 100% de CPU, coisa que não podemos planejar
dessa forma. Se reduzirmos a CPU aumenta a quantidade de DNS.
Aumentando a quantidade de assinantes, aumentamos a banda, QPS e por
ai vai. Não existe milagre, ou melhor, o milagre é mais caro..

O problema que os grandes provedores de acesso estão enfrentando é
conseguir atender a grande demanda com a infra desenvolvida e décadas
atrás. Já escutei por ai, que DNS virou "ring ton" da banda larga,
assim como o som de discar era para as fixas.
O problema que os grandes provedores de acesso estão enfrentando é
conseguir atender a grande demanda com a infra desenvolvida e décadas
atrás.
Bind, infelizmente, não escala e só tem duas saídas, ou se monta um
farm de DNS ou parte para solução não Bind, e nesse caso os preços são
influenciados pela falta de escalabilidade e falta de players no
mercado.

A Nominum, cujo criador foi o Paul Mockapetris, o mesmo que
desenvolveu o Bind na década de 80, esta jogando suas fichas no
momento oportuno e provavelmente a Telefonica esta sem "opção" e tendo
que investir as pressas para sanar seus problemas.

Novamente, não estou defendendo a Telefônica apensa colocando alguns
pontos relevantes do ponto de vista de alguém que vive o dia dia desse
volume assustador que é provedor de banda larga.

Abraços
Lino Sarlo