[GTER] Problema para ativar BGP com a Telefonica

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Fri Jan 30 10:55:32 -02 2009

Olá

Acho que Rubens quem disse uma vez que as teles estariam fagocitando
suas carteiras, tirando usuários glutões como provedores para
colocar usuários finais em maior quantidade/mais rentáveis sem
precisar investir em expansão de rede/backbone (a dificuldade de
cumprir a meta do backhaul que venceu em dezembro passado é a
prova disso)

Já indaguei aqui se o CGI ou o NIC poderiam auxiliar os provedores
que estão enfrentando dificuldades em ativar seus BGP com as teles
e fui, digamos, ignorado. Eu mesmo tive esse problema algumas vezes,
ao tentar ativar BGP de clientes que presto consultoria. O único
caso análogo que lembro onde houve intervenção foi o da
Intelig x Embratel logo após a privatização, onde a segunda foi
forçada a fazer peering gratuito com a primeira em nome de ser espelho.

Hoje não me parece haver outra alternativa a não ser ir atrás de
link em PTTs. As teles que não tem rede tem esse interesse e vão
demorar bastante até terem primeira milha para competir com seus
clientes provedores. As teles que tem rede não estão nem ai mesmo
(e nem vão enquanto a ANA TEL não licitar serviço público de dados
ao invés de deixar o serviço no regime privado com os SCM com PMS(*)
das teles fixas)

Ou o CGI/NIC começar a interligar os PTT-R com o PTT-Metro...

Vida de provedor regional é dureza...

[]s, !3runo

(*) Poder de Mercado Significativo

--- "Jose Navas Junior" <technosoft at navas.adv.br> escreveu:
> Sem dúvida é o caminho ...
(...)
> -----
> esta sem duvida e' a melhor recomendacao de TODAS
(...)