[GTER] usuário do 3G da Claro

Nelson Murilo nelson at pangeia.com.br
Mon Jan 26 10:43:46 -02 2009

On Mon, Jan 26, 2009 at 09:58:10AM -0200, Durval Menezes wrote:
> Alo Nelson,

Opa,

> Se incomoda de  dizer qual a operadora? E, se possivel, de rodar
> os "pings" e mandar os resultados? Desde ja' obrigado.

Mando os pings mais tarde.

> Ssh, na minha opiniao, e' "barely usable"... mas, forcando a barra,
> ate' vai. Agora, skype e SIP... impressionante. Mesmo com baixo jitter
> (possivel pois os pacotes de RTP sao tipicamente bem pequenos) voce teria
> de ter uma latencia muito baixa (que definitivamente nao e' o que temos
> visto) para nao ter um super "efeito de satelite" nas conversas (aquele
> onde a toda hora os dois comecam a falar ao mesmo tempo porque acham
> que a outra parte terminou de falar).

Se voce quiser ver como fica na pratica e´ so ouvir o ultimo
episodio do IStS [1], uma hora de conferencia no skype via 3g
e ainda com o overhead do proxy do fring[2].
Como disse qualidade de celular, mas praticamente nenhum delay.

> Voce usa PPTP? :-) Trata-se de um sujeito extremamente corajoso ;-)

O cliente que e´.

> Falando serio, VPN vai depender do que voce vai trafegar
> dentro dela, certo? Acessar uma intranet via WWW seria (mais)
> tranquilo, usar um terminal server ou VNC ficaria bem ruim,
> ao menos com a latencia e jitter que temos visto.

Basicamente aplicacoes web 2.0 ou seja la o que isso queira dizer.
Mas sim depende do tipo e volume de trafego, a ideia era so dizer que
o acesso nao se resume a http.

[1] - http://naopod.com
[2] - http://fring.com