[GTER] usuário do 3G da Claro

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Sun Jan 25 22:30:35 -02 2009

Rubens Kuhl Jr. wrote:

> Sim porque ele é confundido com perda de pacotes...

Sendo chato (como o durval sabe que sou), nao e' a janela oferecida que
diminui, mas o uso da mesma.
Implementacoes diferentes de TCP tem performance bem diferente.

A titulo de curiosidade..

Vimos a pouco tempo, umas interacoes interessantes de 3G com mitigacoes
de ataques, e os loucos de Ann Arbor fizeram umas features para tratar
estes casos em clientes nossos.
Presumo que outros 'homens do meio', como server load balancers,
firewalls (?), compressores/aceleradores de WAN, tenham 'a heck of a
time' tratando enlaces via 'hops' 3G :-)

> Fall-back para EDGE/GPRS fazia alguma diferença ?

Surreal como pode parecer, varias 'alteracoes' faziam diferencas no
goodput :-), inclusive com a colaboracao de provedores 3G, fizemos
testes com parametros diferentes e etc (timeslots, 'garantia de banda' e
coisas que os de 3G sabem melhor que eu), exatamente isolando os
triggers da queda de goodput.