[GTER] RES: DNS queries for "." (ddos reflection attack)

Luiz Otavio O Souza luiz at visualconnect.com.br
Wed Jan 21 17:48:12 -02 2009

> Danton,
>
> Confirmei aqui que todos que estão fazendo slave dos root zones (como
> recomendado em algumas instalações) estão contribuindo para o ataque.
>
> não sei quem deu essa recomendação, mas acho um despropósito.

Veja:
http://www.freebsd.org/cgi/cvsweb.cgi/src/etc/namedb/named.conf?rev=1.28

Como falei anteriormente, nao sei se a recomendação é do FreeBSD ou do
bind...

> há muito tempo se sabe que o mesmo servidor não deve ser autoritativo e
> recursivo simultaneamente. No caso do bind as funções podem ser segregadas
> com 'views'.

djbdns que o diga... ;)

> além disso porque cargas d'água a zona "." deve aparecer na 'view'
> autoritativa, se ela só serve para recursão? tem mais é que dar o sumiço
> nisso, seja 'hint', seja 'slave' de qualquer 'view' autoritativa.

Não deve, mas veja que no exemplo do freebsd, qualquer servidor configurado,
mesmo que apenas como cache local (e fazendo slave das root zones) causa
esse problema.

Eu imagino que alguem deve ter verificado o grande volume de servidores
nessa situação, o que propiciou o ataque de amplificação (por isso imagino
que essa recomendação não deve ser freebsd only).

+1

Luiz