[GTER] RES: DNS queries for "." (ddos reflection attack)

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Jan 21 14:10:31 -02 2009

Toledo, Luis Carlos wrote:
> Desculpa a sinceridade amigo, mas vergonha é usar o bind totalmente de
> graça, não contribuir aos códigos fontes e ainda achar que os mantenedores
> do bind são estupidos...

Concordo.  Só que não acredito que se a acusação acima se aplique à
minha pessoa.

1. Não acusei nenhum "mantenedor" (sempre odiei esse termo) do BIND de
estupidez, e deixo já bem claro que não acho que sejam estúpidos.  Não
atribua palavras aos meus dedos.

Eu acho que o SOFTWARE "BIND" é estúpido, e foi isso que escrevi.
Também acho que a ISC é muito reativa e pouco pró-ativa, e isso
transpareceu na minha mensagem, mas não chamei ninguém na ISC, nem
qualquer um dos que contribuem com a manutenção e código do BIND, de
estúpidos.

2. Sobre não contribuir com código fonte... eu faço a minha parte pelo
software livre a mais de uma década, embora eu não lembre de ter
contribuído com o BIND especificamente.  Procure pelo meu nome no
Google, se quiser a prova.

De volta ao tópico, eu ainda estou tentando convencer o BIND a parar de
responder (resposta negativa ainda é resposta!) a queries para o qual
não tem autoridade (incluindo a query pelo root), em uma view que está
configurada assim:

         recursion no;
         additional-from-auth no;
         additional-from-cache no;

A única coisa que não tentei ainda foi arrancar o hint do root zone da
view...

Assim que tiver um tempo, vou olhar no código fonte.

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.