[GTER] DNS queries for "." (ddos reflection attack)

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Wed Jan 21 10:44:13 -02 2009

Rubens,

2009/1/20 Rubens Kuhl Jr. <rubensk at gmail.com>:
> É possível separar os autoritativos dos recursivos mesmo com o mesmo
> número de máquinas físicas e lógicas, que é ter dois processos rodando
> na mesma máquina, um autoritativo e outro recursivo, cada um com
> binding para um IP diferente.

     Boa lembrança e boa alternativa.

> Se os dois processos forem BIND, você precisaria usar chroot para que
> cada veja uma árvore de configuração distinta; porém, pode ser uma boa
> oportunidade de manter seu atual servidor autoritativo e mudar o
> recursivo para o Unbound (http://www.unbound.net).

     Já iniciei testes com o Unbound (ainda lendo documentação e
howtos oficiais) e meus BIND já usam chroot, então, meio caminho
andado.

     Até o momento, no entanto, para esse ddos em questão, essa
separação não resolveria o caso, pois o BIND ainda responde com o
REFUSED para a consulta em questão (ou então fiz caquinha).

     Obrigado pelas idéias.

Cássio