[GTER] RES: ip em blacklist

Luiz Otavio O Souza luiz at visualconnect.com.br
Wed Jan 21 10:42:21 -02 2009

> "No caso da SORBS, não posso dizer que a multa seja "muito salgada", e
> como vai para uma caridade (e eles agora estão aceitando entidades
> assistenciais no mundo inteiro), não é extorsão."
>
> Não acho que isto seja correto, estão FORÇANDO a colaboração.

Isso é o que acontece quando se terceiriza o trabalho de filtragem de spams
a uma dessas rbl, você fica "vendido" e ela passa a dizer o que é e o que
não é spam pra você.

A maioria dos meus clientes não aceitam essa política (não querem correr o
risco de perder um e-mail do cliente X por que ele estava bloqueado na lista
XYZ que ACHA que o IP do cliente esta na faixa de ips dinâmicos) e eu
exterminei o uso das listas a muitos tempo nos meus servidores e só posso
dizer uma coisa, nunca fui tão feliz :)

[]'s
Luiz