[GTER] ip em blacklist

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Jan 20 17:24:38 -02 2009

Kurt Kraut wrote:
> Aproveitando o assunto: há alguns anos eu vi que alguns dos IP que me atacou
> durante um DDoS estava numa blacklist que não me recordo o nome que cobrava
> uma multa salgada em dólares para que o dono removesse o IP da lista. Alguém
> já viu esse tipo de blacklist ? Lembra o nome ? Esse modelo ampliou-se ou
> reduziu-se ? O que acham da estratégia ?

Sim, é comum.  Acho que o melhor exemplo deste tipo de política é o da
SORBS (somente para a sublista de "spammers"):
http://www.us.sorbs.net/overview.shtml (olhar no fim da página, "SPAM
DATABASE"), e http://www.us.sorbs.net/faq/spamdb.shtml

No caso da SORBS, não posso dizer que a multa seja "muito salgada", e
como vai para uma caridade (e eles agora estão aceitando entidades
assistenciais no mundo inteiro), não é extorsão.

Mas se você for listado e isso impactar em suas operações, vai passar um
aperto até conseguir pagar... o que não vai acontecer em poucas horas,
principalmente se for para uma entidade assistencial que o pessoal da
SORBS não conheça... e tem também o detalhe de conseguir que a entidade
envie um email ou um SEDEX para a SORBS com o recibo :p

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.