[GTER] RES: gter Digest, Vol 70, Issue 36

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Jan 20 12:04:14 -02 2009

Luiz Otavio O Souza wrote:
> Me parece que as operadas (algumas) já estão migrando para multilink
> como protocolo padrão para novas ativações, aqui (interior sp) a
> telefônica não ativou nenhum, continua aquela festa, cada cliente ativa
> com um protocolo.

Se Campinas conta como interior, MLPPP está disponível SIM, e já faz
algum tempo (dois anos), pelo menos para cliente governo.  Usamos por um
bom tempo 6 E1 em MLPPP (mas FE é melhor, e trocamos para FE sobre SDH).

MLPPP é extremamente superior se comparado ao "método antigo" (vários
enlaces independentes, e gambiarras de roteamento para aproximar um
load-balance neles).  Só que MLPPP demanda muito mais CPU no roteador
(para remontar os pacotes), e como CPU é artigo de luxo nos roteadores
mais usados pelas operadoras...

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.