[GTER] Posicionamento de DNS externos.

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Tue Jan 20 12:29:45 -02 2009

Cristina Fernandes Silva escreveu:
> Não entendi como eu posso ter uma DMZ com ips públicos ??
> sendo inspecionado pelo firewall e IPD/IDS..
>
> gostaria de mais detalhes.. se possível, um exemplo com essa
> implementação. até que eu tenho conhecimento a minha DMZ
> é com ip privado de outra faixa da minha rede local o meu Firewall
> fazendo os redirecionamento.

Uma DMZ por definição não tem nada a ver com ter IPs na RFC1928. Essa é
uma confusão comum causada por algumas bibliografias, mas uma estudo
adequado como Sans Security ou Juniper vai clarear isso. "Designing a
DMZ" é um  pdf pequeno com uma otima dose conceito, em
http://www.sans.org/reading_room/whitepapers/firewalls/; se o fosse ter
uma DMZ em IPv6 seria impossivel, ou, teria que usar endereços
site-local obrigatoriamente.

Resumindo, pra ter uma DMZ basta que entre a rede militarizada
(internet) e a interna (que voce quer proteger) exista uma outra rede,
de preferencia fisica, sob a qual voce e so voce tem controle.

O conceito de DMZ precede o de firewall ou NAT, e era originalmente
feito com null routing.