[GTER] Roteador no seu limite de uso?

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Thu Jan 15 11:58:01 -02 2009

Esses números são para pacotes de 64 bytes... o tamanho médio de
pacote de tráfego Internet ainda é, apesar do VoIP e Skype, umas 6
vezes isso (inclusive porque há um fator puxando a média para cima, o
P2P).

O principal problema de não ser capaz de suportar tráfego wire-rate é
resistência a ataques DoS; um ataque com pacotes pequenos pode
massacrar a CPU, e como é a CPU que está fazendo BGP, derrubar a
sessão.

Para piorar, quando isso acontece, a queda da sessão vai resolver
temporiaramente o ataque e o roteador vai voltar ao ar... até cair de
novo. Isso vai ser entendido pelas redes do mundo como flapping e esse
AS vai ser penalizado com dampening por algumas horas.

Rubens